segunda-feira, julho 19, 2010

a internet mais humana

é muito bom navegar e descobrir trabalhos como o do Tiago na internet.
a sensação é de quase uma conversa mas, me serve a observação da matéria, de onde aliás tenho duas considerações.
a primeira que trata do fenômeno da adolescência tardia. o fruto das mudança de comportamento e hábitos da sociedade como um todo, e que tem um excelente estudo da filósofa e Mestra em Educação Tania Zagury não só com a Encurtando a Adolescência mas como também O Adolescente por Ele Mesmo e o mais recente Sem Padecer no Paraíso, quando aborda as ambigüidades entre os desejos e a necessidade de regras na sociedade criadas por influência de teóricos e o chamado fenômeno do psicologismo. uma visão do adolescente por ele mesmo, uma visão da sociedade e por fim a abordagem para os pais, com a importância para a sociedade de educar cidadãos, de se construir uma relação baseada na autenticidade e na democracia, tanto para as crianças, quanto para os pais.
enquanto comunicadores sabemos que a internet reflete os valores e a postura da sociedade como um todo. e este comportamento tem basicamente se retro-alimentado pelo individualismo e o egoísmo numa sociedade hedonista. nisso lembro que o segundo ponto é justamente o comportamento no outro fenômeno recente das redes sociais. alguns estudos realizados no Brasil e nos EUA demonstram a incapacidade humana de manter relacionamentos com um número muito grande de pessoas. o máximo seria, variando a fonte, entre 130 ou 350 pessoas. sem entrar no mérito das capacidades de comunicações e respostas, isto demonstra que as pessoas claramente somam números e artifícios que possam maquiar a sua inaptidão para manter relacionamentos próximos e assim as afastem do isolamento e solidão. ora, vemos que o fenômeno é global. acontece tanto em países anos mais adiantados como na direção oposta, nos países mais atrasados do oriente médio. o fenômeno ainda existente aqui é outro, o da inundação de jovens na internet. é visível que, ao menos no Brasil, a internet é um fenômeno jovem.
o que significa isto !? distorções de valores e objetivos de vida.

falta de limites na família. perda da autoridade paterna. excesso de liberdades individuais. desconstrução da família. perda do sentido do papel social e da presença da sociedade. explosão das mídias. segmentação da comunicação. globalização da informação.

acredito que uma intensa troca e cruzamento de informação entre indivíduos esteja recém começando e seja justamente através das atuais gerações de adolescentes. como uma grande turma, eles irão interagir cada vez mais e em maior número até tornarem realidade a imensa aldeia global, encerrando um longo e espinhoso ciclo bíblico, até chegar a uma nova e imensa mitológica consciência de unidade planetária.

posso sugerir o nome ? Gaia, claro, já há muito o mito existia, e em muitos povos.

Nenhum comentário: