quinta-feira, maio 26, 2005

Dia do Desafio com Cuba

Oficialmente, o Dia do Desafio, assim como se vê hoje pelos quatro costados do planeta, foi criado no Canadá. O conceito é simples, e incentiva cidades dos cinco continentes a práticar atividade física, promovendo por tabela o esporte e o lazer para a manuter a saúde.
Há dez anos, sempre na última quarta-feira de maio, o Dia do Desafio (ou DDD) propõe que as pessoas interrompam suas atividades para praticarem durante 15 minutos qualquer tipo de atividade física.
Nesse dia, cidades do mesmo porte estabelecem uma competição para tentar mobilizar o maior porcentagem de habitantes.
É o dia mundial da atividade física!

Em Quaraí, não é Guaraí como me escrevem, tivemos o quarto ano de crescimento consecutivo de participantes. Onze mil e duzentas e tantas pessoas. O quê? É metade da cidade ! Descontando 11% da população rural de vinte e cinco mil habitantes, tá. E nem teve grandes bandas e alardes. Mas teve bastante escola, só aí já leva um eito. E como o pessoal gostou da idéia, de manhã é aquela procissão no comércio do centro, dez, quinze minutos de ginástica. Reune o povo na frente ou dentro mesmo nas lojas maiores.
O que importa é que gostaram da idéia. E tem aquela coisa de competir né. E gaúcho gosta. O da fronteira já leva prá os lados dos brios, imagina, o que vão dizer do Sr. Secretário de Educação, se a "cidade" perde. Frouxo até dá para publicar, mesmo sendo um exagero.
Sem falar do barulho que se ouve vindo do outro lado. O outro lado é onde estão os castelhanos. Si, seguro nossotros somos irmaos. Desde que a ponte fique fechada em dia de jogo pela Copa América. E que não haja nenguna chica em disputa. É, o pau come feio aqui no mercosul. Fora isso é uma beleza.
De sorte que não há como ficar de fora do andaço destes dias.Claro, começa antes, bem antes. Discretamente, com os primeiros cartazes, SESC convida e tal, uma entrevista no rádio. Mas o boca a boca é uma AK 47 nestes lados. Espalha chumbo e em minutos todo mundo sabe, conte com os desavidados e os distraidos. É assim deste lado, abaixo do paralelo 30. Uma gente aparentemente calma e quieta, mas de respostas e reações rápidas.
De noite estivemos lá na Academia Acesso. Finalmente pude assistir a estréia do Grupo Arte & Capoeira, a turma do Judô, a turma de Administração do Soares Andréa. Dez, quinze minutos de aquecimento e...fomos puxar um ônibus...eeeee vaaaaaai...de novo...eeeeee vaaaaai...rsrs. Já valeu o dia.
Há, desta vez não deu pra ti Cuba. Olha só a moral do placar na apuração oficial:
2005 Quaraí/Brasil 49 % X 12 % Matanzas/Cuba (33 mil hab.)
2004 Quaraí/Brasil 38 % X 1,7% Quindio/Colômbia (42 mil hab.)
2003 Quaraí/Brasil 36 % X 5,9% Artega/México (24 mil hab.)
2002 Quaraí/Brasil 24 % X 19 % Retalhuleu/Guatemala (21 mil Hab.)
SE eu lembrar de passar na prefeitura segunda de manhã, a Deise jura que tirou uma foto minha.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ei, adorei a história do dia do desafio! Saudades das nossas conversas! Pequena