quarta-feira, março 16, 2005

Survives Part II

Passam os dias e as ruas imundas ainda estão lá. Guetos e favelas atraem pessoas como um ralo . mas eles insistem em sobreviver. sob o céu desabam desgraças em um maior volume do que qualquer cristão poderá suportar. não é verdade que sejam os mesmos que estão por lá agora. é que são tantos. não se destingue entre toneladas de entulhos, as pedras que rolavaram abaixo.
Há muito deixou de ser novidade as razões dos descaminhos. menos pela pobreza material. muito mais pela do espírito. não dos rebentos. dos pais. enquanto foram filhos. o que comer, beber. a agua limpa, uma cama limpa, uma comida quente. a proteção da chava, um lugar seguro a salvo do medo das ruas. afeto, entre os que estão próximos. alguma coisa aquece . a chama é morna. e então se diz eu acredito. alguns amigos sinceros e um sonho na cabeça. seria o suficiente. é o bastante e necessário.
Não há um único caso de abalo no caminho que a vida traça, que não tenha acontecido primeiro aí. nesse local que seria para o abrigo. morno e sereno. depois parece é só a vingança desenfreada. não importa se você não acredita em nada disso. nem eu. eles continuam vindo aos borbotões para as ruas. como histórias repetidas, sem o final feliz .
É assim, nem precisa contar nem esperar pelo fim.
Mas os dois sujeitos que conheci mostraram que não é assim.
Um prega agora a palavra da Bíblia. Ore por jesus irmão! Amém. Aleluia. É crente sim. E esta em paz. Quando esta escuro. Quando vem a noite. Ele estica a mão e tem. ali. O copo de água. Alguém esperando. A vida curta sob a chuva que desabava ficou pra tráz.
E você vai querer me dizer o que?
O outro perdeu tudo também. Mas tudo nunca é tudo . não tudo que realmente importa. A força esta nestas frestas por onde o espírito se espande e se contrai. que se materializa num sonho impossível. de um sonhador obestinado. atrás do improvável. mas essa nunca é a questão relevante na vida.
Qual é o seu sonho. pelo que você está realmente disposto a lutar.
Eu conheci dois caras ontem à noite. Com essas histórias que tem no cinema. só que não era. era real. E eram o oposto um do outro. em tudo. um do bem . um do mal. um por amor.um por ódio. um pelo dinheiro. um pelo comprometimento. e o que salvou os dois foi terem engolido o orgulho. Que daí serviu de alimento para espírito.
Quem vai saber onde surgirá outro. e os próximos.
Quantos terão uma chace para voltar pra casa?

Nenhum comentário: